Entrevista da diretoria do Grêmio

07/04/2010 09:11

UJR - União Juventude Rebelião

 

O Grêmio Livre Edson Luís tem uma história de lutas de fundamental importância no IFAL. Reorganizado em 2001, mesmo com todas as tentativas da antiga administração de impedir a organização dos estudantes, essa entidade faz parte da história recente do movimento estudantil de Alagoas.

Edson Luís, estudante conhecido e admirado por todos, morto durante a ditadura militar brasileira e símbolo da luta de estudantes de todo o Brasil é o patrono do Grêmio.


 

Contradizendo essa história, a última gestão cumpriu um papel de abandono dessas lutas e que revoltou a todos. A opinião não é só de João Carlos, novo presidente do grêmio, mas sim de todos os estudantes: “O termo é ‘revoltante’. A última gestão era vazia, descompromissada com os estudantes, com suas lutas e seus direitos. Era puramente um grêmio de fachada, que prezava muito mais o próprio bel-prazer à custa do título de direção estudantil do que as lutas mais elementares dos estudantes. Isso sujou a imagem não só da gestão, mas do conceito que os estudantes tinham de um grêmio.”

Desde o início do ano, através de passagens em sala e reunião dos estudantes foram eleitos os representantes de turma e retomou-se o clima de mobilização dos estudantes do IFAL que culminaram com a organização de uma chapa para tocar a próxima gestão do grêmio.

Quando perguntado sobre a organização da nova diretoria, João Carlos colocou: “Normalmente, cabe à última gestão do grêmio convocar e organizar uma nova comissão eleitoral – mas a última diretoria não fez isso. Organizados, nós fizemos todo o processo de convocação às eleições, todo o trabalho de politizar os estudantes sobre qual o verdadeiro papel de um grêmio e da importância das eleições para uma nova gestão. Foi organizada a comissão, os dias de inscrição de chapas, as eleições. Nós entendemos que o papel do grêmio estudantil não é só festa –  os estudantes viram isso no nosso modo de atuar, e a votação pra eleição da nossa diretoria foi muito mais expressiva que a anterior.”

Daleth Jane - Coordenação Estadual UJR/AL

25/03/2010 19:58:37

 

                                                                        Anderlan Oliveira

                                                                        Diretoria de Imprensa e Marketing